Calibração de Titulador Automático T50
A Calibração de Titulador Automático T50 ou aferição de tituladores consiste em medições das grandezas utilizadas no processo de titulação: entrada de sensores (mv, pH, mA, µS, °C) e sistema volumétrico (mL). Assim estes processo é dividido em 2 etapas: Calibração de Titulador Automático T50 Eletrônica e Calibração de Titulador Automático T50 Volumétrica.
Calibração de Titulador Automático T50 - Eletrônica
A Calibração de Titulador Automático T50 eletrônica é feita utilizando padrões certificados, de alta qualidade e confiabilidade tais como simuladores de tensão, resistores e multímetros, são executados os seguintes testes:
- Variação de tensão com o aumento de impedância na entrada do eletrodo;
- Medições de potencial em toda a escala do equipamento na entrada de eletrodo;
- Medições de temperatura nas entradas pt100/pt1000;
Através destas leituras feitas na calibração de titulador automático T50 é possível verificar e atestar quais os erros e desvios do equipamento que, comparando com especificações do fabricante, permitem os ajustes para um melhor desempenho e precisão em suas leituras.
Calibração de Titulador Automático T50 - Volumétrica
A calibração de titulador automático T50 volumétrica consiste em verificar o sistema volumétrico de um titulador automático, que compreende duas partes distintas e independentes do equipamento: o motor de paço e a bureta. Assim são necessários 2 procedimentos para indicar qual o erro volumétrico:
- Calibração do motor de paço: através de uma específica e devidamente certificada, são feitas medições de deslocamento do motor de paço, simulando a adição de volumes pela bureta. Essa distância percorrida pelo motor é transforma em volume e determinado o erro volumétrico parcial do sistema.
- Calibração da bureta: é feita uma calibração gravimétrica dispensando volumes específicos e medindo-se a massa destes volumes, porém a determinação do volume real é feita através do comparativo de buretas de referência que permitem que o erro do equipamento usado seja eliminado e permitindo determinar o erro de volume individual da bureta.
Após procedimento de calibração de tituladores potenciométricos volumétrica é possível determinar o erro volumétrico do sistema de dosagem de um titulador.
Importância da Calibração de Titulador Automático T50
Após o procedimento de calibração de tituladores potenciométricos é possível determinar se o equipamento está dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e assim apto para uso. Também determina-se o erro máximo volumétrico do sistema de dosagem e o erro da entrada pontenciométrica do titulador.
A Labnova é especializada em Calibração de Titulador Automático T50, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil.
Normas ASTM relacionadas
ASTM E542-01, Prática padrão para Calibração de Laboratório volumétrica Apparatus, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2001, www.astm.org
ASTM E969-02, Especificação padrão para vidro volumétrico (Transfer) Pipetas, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2002, www.astm.org
ASTM E1878-97, Especificação padrão para laboratório de vidro Garrafas Volumetric, uso especial, ASTM International, West Conshohocken, PA, 1997, www.astm.org
Serviços relacionados
Calibração Titulador Karl Fischer V20 e V30
Calibração de Tituladores Automáticos
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]