Princípio da Titulação Potenciométrica
Titulação Potenciométrica é processo de análise química em que a quantidade de uma substância de dada amostra é determinada adicionando à amostra medida uma quantidade exatamente conhecida de outra substância com a qual o constituinte desejado reage em uma proporção definida e conhecida. O processo é geralmente realizado adicionando gradualmente uma solução padrão (ou seja, uma solução de concentração conhecida) de reagente de titulação, ou titulante, de um bureta. A adição é interrompida quando o ponto de equivalência é alcançado.
No ponto de equivalência de uma titulação, uma quantidade exatamente equivalente de titulante foi adicionada à amostra. O ponto experimental em que a conclusão da reação é marcada por algum sinal é chamado de ponto final . Este sinal pode ser a mudança de cor de um indicador ou uma mudança em alguma propriedade elétrica que é medida durante a titulação. A diferença entre o ponto final e o ponto de equivalência é o erro de titulação, que é mantido o menor possível pela escolha adequada de um sinal de ponto final e um método para detectá-lo.
A Titulação Potenciométrica é um procedimento através do qual a quantidade da substância em estudo dada é titulada até o ponto de equivalência indicado através da diferença de potencial entre os dois eletrodos (ou seja, o eletrodo de referência e indicador) medida em condições em que um equilíbrio termodinâmico é mantido e a corrente que passa pelos eletrodos não perturba esse equilíbrio.
Método de Titulação Potenciométrica
A titulação potenciométrica é feita com o uso de dois eletrodos - um eletrodo indicador e um eletrodo de referência (geralmente um eletrodo de hidrogênio ou um eletrodo de cloreto de prata). Uma meia célula é formada com o eletrodo indicador e os íons do analito, que geralmente é uma solução eletrolítica. A outra meia-célula é formada pelo eletrodo de referência.
O potencial total da célula pode ser calculado usando a fórmula fornecida abaixo.
Ecel = Eind – E ref + Esol
Onde a queda de potencial entre o indicador e os eletrodos de referência sobre a solução eletrolítica é dada por Esol .
O potencial total da célula, Ecel, é calculado em cada intervalo onde o titulante é medido e adicionado. Agora, um gráfico é traçado com a diferença de potencial no eixo Y e o volume no eixo X conforme mostrado na figura.
Pode-se observar no gráfico que o potencial elétrico da célula é dependente da concentração de íons que estão em contato com o eletrodo indicador. Portanto, a Ecel é medida com cada adição do titulante.
Tipos de titulação potenciométrica
Existem quatro tipos de titulação que se enquadram na categoria de titulação potenciométrica, a saber, titulação ácido-base, titulação redox, titulação complexométrica e titulação por precipitação . Uma breve descrição de cada um desses tipos de titulação é fornecida abaixo.
Titulação Potenciométrica ácido-base: Este tipo de titulação potenciométrica é usado para determinar a concentração de um determinado ácido / base neutralizando-o exatamente com uma solução padrão de base / ácido cuja concentração é conhecida.
Titulação Potenciométrica redox: Este tipo de titulação potenciométrica envolve um analito e titulante que sofrem uma reação redox . Um exemplo desse tipo de titulação seria o tratamento de uma solução de iodo com um agente redutor que produz íon iodeto (um indicador de amido é usado para obter o ponto final).
Titulação Potenciométrica complexométrica : Este tipo de titulação também pode ser referido como quelatometria. Neste método, um complexo colorido é formado, indicando o ponto final da titulação. Este método é usado para determinar uma mistura de íons metálicos em uma determinada solução.
Titulação Potenciométrica de precipitação: Este tipo de titulação envolve uma reação entre o analito dado e o titulante em que um precipitado insolúvel é formado. O ponto final desta titulação é observado quando a adição do titulante não forma mais um precipitado.
Operação doTitulador Potenciométrico ZDJ-5B
Importância da Calibração de Tituladores
Após o procedimento de calibração de tituladores é possível determinar se o equipamento está dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e assim apto para uso. Também determina-se o erro máximo volumétrico do sistema de dosagem e o erro da entrada pontenciométrica do titulador.
A Labnova é especializada em calibração de tituladores, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil.
Normas ASTM relacionadas
ASTM E542-01, Prática padrão para Calibração de Laboratório volumétrica Apparatus, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2001, www.astm.org
ASTM E969-02, Especificação padrão para vidro volumétrico (Transfer) Pipetas, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2002, www.astm.org
ASTM E1878-97, Especificação padrão para laboratório frascos volumétricos de uso especial, ASTM International, West Conshohocken, PA, 1997, www.astm.org
Serviços relacionados
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]