Calibração de Densímetro Digital
A Calibração de Densímetro Digital consiste na comparação de resultados de medição obtidos com valores de referência de padrões líquidos de densidade rastreados. Uma calibração é rastreável quando a medição realizada está diretamente ligada ao respectivo padrão por uma cadeia de medição consistente. Calibrações rastreáveis significam comparabilidade internacional dos resultados obtidos com um instrumento calibrado.
Calibração de Densímetro Digital - Densidade
Densidade (“densidade verdadeira”) é a relação de massa e volume. Como a massa é independente das condições externas, como flutuabilidade no ar ou gravidade, ela corresponde ao peso no vácuo. O símbolo de densidade é a letra grega rho ρ:
ρ = mass / volume [g/cm3] ou [kg/m3]
Equação 1: A densidade verdadeira ρ em kg/m3 ou g/cm3 de um líquido é definida como sua massa m dividida por seu volume V. A massa m corresponde ao peso no vácuo e é independente de condições externas, como flutuabilidade no ar ou na gravidade.
Densidade verdadeira e densidade aparente
A densidade verdadeira ρ é frequentemente confundida com a densidade aparente ρapp . A densidade aparente de uma amostra é o peso em ar por volume:
ρapp = W/V
Equação 2: A densidade aparente ρapp de uma amostra é definida como o peso no ar W dividido pelo volume da amostra V.
Os valores de densidade aparente e densidade verdadeira são diferentes, mesmo que suas unidades sejam idênticas. A densidade real do ar a 20 ° C medida em um medidor de densidade é 0,0012 g / cm³, enquanto a densidade aparente do ar a 20 ° C é 0,0000 g/cm³ - o ar em uma balança não fornece uma leitura.
A densidade aparente pode ser calculada a partir da densidade verdadeira, considerando a flutuabilidade da amostra no ar e o peso e a densidade de um peso de referência em aço ou latão. Hoje em dia, o aço é definido como o material de escolha para os pesos.
ρapp = ρtrue−ρair / 1−(ρair/ρsteel)
Equação 3: Converter a densidade verdadeira de uma amostra ρ verdadeira em densidade aparente ρapp . Esta conversão leva em consideração a densidade real do ar (ρair ≈ 0,0012 g / cm³) e a densidade real do aço (ρsteel = 8,0 g / cm³).
Quando usamos a densidade aparente? Ao determinar os volumes de enchimento com um equilíbrio de um resultado de densidade, a densidade aparente é o valor necessário, por exemplo.
Gravidade específica e gravidade específica aparente (também chamada de densidade relativa e densidade relativa aparente)
Outra unidade vital para relatar a densidade é a Gravidade Específica (SG), encontrada em várias indústrias. A gravidade específica é a densidade medida de uma amostra dividida pela densidade da água a uma determinada temperatura. Por esse motivo, também é chamada de densidade relativa (RD), pois está relacionada à densidade da água.
SG = ρtrue/ρw
Equação 4: A Gravidade Específica (SG) é definida como a densidade da amostra ρ dividida pela densidade da água ρW a uma temperatura específica.
SG 20/4 significa densidade da amostra a 20 ° C dividida pela densidade da água a 4 ° C. SG 20/20 significa densidade da amostra a 20 ° C dividida pela densidade da água a 20 ° C. Comparando os resultados da mesma amostra SG 20/20 e SG 20/4 mostra uma diferença porque a densidade da água é diferente a 4 ° C e 20 ° C.
A gravidade específica aparente SG app (às vezes referida como densidade relativa aparente Dapp ) é adimensional, o que significa que não tem unidade. É calculado dividindo a densidade aparente de uma amostra ρ app pela densidade aparente da água pura ρ app, água em temperaturas definidas.
Dapp20/20 = SGapp20/20 = ρapp at20∘C / ρapp, água at20∘C
Equação 5: A gravidade específica aparente D app T / T (ou SG app T / T) está relacionada às temperaturas definidas da densidade aparente da amostra (ρ app ) e água pura (ρ app, água ).
Calibração de Densímetro Digital - Rastreabilidade
A calibração de densímetro digital é feita utilizando-se padrões de densidade certificados, de alta qualidade e rastreabilidade NIST/RBC, através de medições consecutivas em temperatura respectiva ao certificado.
Através destas leituras feitas na calibração de densímetro digital é possível verificar e atestar quais os erros e desvios do equipamento que, comparados com especificações do fabricante, permitem o ajustes para um melhor desempenho e precisão em suas leituras.
Importância da Calibração de Densímetro Digital
Após o procedimento de calibração de densímetro digital é possível determinar se o equipamento está dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e assim apto para uso. Ainda é possível determinar se o equipamento atende as necessidades das aplicações das rotinas de análise.
A Labnova é especializada na Calibração de Densímetro Digital, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil..
Normas ASTM/ISO e artigos NIST relacionados
CHAPTER 4: Density Standards and Traceability
ISO/IEC 17025 TESTING AND CALIBRATION LABORATORIES
ASTM D4052-18a, Método de Teste Padrão para Densidade, Densidade Relativa e Gravidade API de Líquidos por Medidor de Densidade Digital, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2018, www.astm.org
Serviços relacionados
Manutenção de Espectrofotômetro UV-Vis
Qualificação de Espectrofotômetro UV-Vis
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]