Calibração de Unidade Intercambiável para Tituladores
A Calibração de Unidade Intercambiável para Tituladores consiste na medição gravimétrica de pontos determinados de volumes específicos para a determinação da incerteza volumetrica e os erros envolvidos na adição de titulante durante a análise potenciométrica. Neste processo além das medições, são feitas verificações das partes da bureta ou unidade intercambiável como: pistão de teflon, cilindro de vidro volumétrico e mangueiras de dosagem com ponteiras.
Calibração de Unidade Intercambiável Gravimétrica
Na Calibração de Unidade Intercambiável para Tituladores a medição dos volumes são feitos de acordo com norma ISO-8655 onde são descritos os procedimentos para calibração de vários vidrarias e sistemas de dosagem, dentre eles buretas acionadas por pistão. Assim, ao inciar-se a calibração, são necessárias as verificações das seguintes variáveis:
- Local de teste: o local deve ter temperatura (oC) e umidade relativa do ar (%UR);
- Evaporação: para volumes menores que 50uL deve-se ter proteção para evaporação no vaso de teste;
- Ciclo de testes: afim de garantes uma melhor reprodução de resultados, o tempo entre as medições deve ser padronizado;
Através destas leituras feitas na calibração de unidade intercambiável é possível verificar e atestar quais os erros e desvios do equipamento que, comparando com especificações do fabricante, permitindo os ajustes para um melhor desempenho e precisão em suas leituras.
Calibração de Unidade Intercambiável no Titulador Potenciométrico
A calibração de unidade intercambiável para tituladores potenciométricos consiste em verificar o sistema volumétrico de um titulador automático, que compreende duas partes distintas e independentes do equipamento: o motor de paço e a bureta. Assim são necessários 2 procedimentos para indicar qual o erro volumétrico:
- Calibração do motor de paço: através de uma específica e devidamente certificada, são feitas medições de deslocamento do motor de paço, simulando a adição de volumes pela bureta. Essa distância percorrida pelo motor é transforma em volume e determinado o erro volumétrico parcial do sistema.
- Calibração da bureta: é feita uma calibração gravimétrica dispensando volumes específicos e medindo-se a massa destes volumes, porém a determinação do volume real é feita através do comparativo de buretas de referência que permitem que o erro do equipamento usado seja eliminado e permitindo determinar o erro de volume individual da bureta.
Após procedimento de calibração de unidade intercambiável é possível determinar o erro volumétrico do sistema de dosagem de um titulador.
Importância da Calibração de Unidade Intercambiável para Tituladores
Com o procedimento de calibração de unidade intercambiável para tituladores é possível determinar se a bureta está dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e assim apto para uso. Também determina-se o erro máximo volumétrico do sistema de dosagem.
A Labnova é especializada em calibração de unidade intercambiável para tituladores, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil.
Normas ASTM relacionadas
ASTM E542-01, Prática padrão para Calibração de Laboratório volumétrica Apparatus, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2001, www.astm.org
ASTM E969-02, Especificação padrão para vidro volumétrico (Transfer) Pipetas, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2002, www.astm.org
ASTM E1878-97, Especificação padrão para laboratório de vidro Garrafas Volumetric, uso especial, ASTM International, West Conshohocken, PA, 1997, www.astm.org
Serviços relacionados
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]