Calibração de Condutivímetro
A Calibração de Condutivímetro consiste em medições das entradas amplificadoras de sinais de resistência Ohmica, medições na entrada do sensor compensador de temperatura °C, além de verificação da constante da célula de condutividade através de soluções padrões certificada. Assim estes processo é dividido nas seguintes etapas: Calibração de condutivímetro eletrônica e Calibração de condutivímetro eletrodo.
Calibração de Condutivímetro - Eletrônica
A calibração de condutivímetro eletrônica é feita utilizando padrões certificados, de alta qualidade e confiabilidade tais como simuladores de tensão, resistores e multímetros, são executados os seguintes testes:
- Variação da resistência da entrada da célula de condutividade;
- Medições de resistência em toda a escala do equipamento na entrada da célula de condutividade;
- Medições de temperatura nas entradas pt100/pt1000/NTC;
Através destas leituras feitas na calibração de condutivímetro é possível verificar e atestar quais os erros e desvios do equipamento que, comparando com especificações do fabricante, permitem os ajustes para um melhor desempenho e precisão em suas leituras.
Calibração de Condutivímetro - Condutividade elétrica
A resistência à passagem da corrente elétrica é devido à resistividade, que é uma característica de cada material. Matematicamente, esta resistividade elétrica é dada por:
ρ = R.S/l
Nota-se que a resistividade é proporcional à resistência elétrica R e a área de seção transversal S do material e inversamente ao comprimento do material em questão. Ou seja, quanto maior a resistência medida em um material, para uma dada área de seção transversal reta e um determinado comprimento, maior será sua resistividade.
A condutividade elétrica é simplesmente o inverso da resistividade. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor será a condutividade. É o que mostra a equação 2:
σ = 1/ρ
Os materiais são classificados como condutores quando a sua condutividade é maior que 104/Ω.m, semicondutores se sua condutividade estiver no intervalo entre 10-10/Ω.m e 104/Ω.m e isolantes se sua condutividade for menor que 10-10/Ω.m.
Calibração de Condutivímetro - Célula de Condutividade
Para executar o procedimento de como calibraçar um condutivímetro é necessário conhecer qual titpo de célula de condutividade será utilizada.Cada tipo de célula de condutividade tem quatro modelos com constantes de célula de 0,1 cm -1 (10 m -1 ), 1,0 cm -1 (100 m -1 ) e 10 cm -1 (1000 m -1 ). Ao selecionar uma célula de condutividade, verifique a condutividade esperada da amostra e, em seguida, observe as constantes de célula das células de condutividade. Escolha uma célula de condutividade que cubra a condutividade de amostra esperada. Quanto maior for o valor de condutividade da amostra, maior será a constante de célula necessária. Uma célula de condutividade com constante de célula de 1,0 cm -1 (100 m -1 ) é a mais comumente usada porque mede baixa a alta condutividade.
Importância da Calibração de Condutivímetro
Após o procedimento de calibração de condutivímetro é possível determinar se o equipamento está dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante e assim apto para uso. Também determina-se o erro da entrada amplificadora do condutivímetro e a eficiência da célula de condutividade.
A Labnova é especializada em Calibração de Condutivímetro, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil.
Normas ASTM relacionadas
ASTM D2624-15, Métodos de teste padrão para condutividade elétrica de combustíveis de aviação e destilados, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2015, www.astm.org
ASTM D4972-19, Métodos de teste padrão para pH de solos, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2019, www.astm.org
ASTM D5464-16, Método de teste padrão para medição de pH de água de baixa condutividade, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2016, www.astm.org
Serviços relacionados
Condutivímetro de Bancada DDS-12BW
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]