Qualificação de Espectrofotômetro UV-Vis
De acordo com as normas de Boas Práticas de Fabricação BPF e Boas Práticas Laboratoriais BPL, a qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis é necessária quando utilizados na produção ou controle de qualidade. A qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis deverá ser executada no local de instalação por profissional qualificado, seguindo procedimentos específicos para cada etapa do processo e devidamente registrada no protocolo de qualificação, conhecido como logbook. Para garantir que o Espectrofotômetro UV-Vis está de acordo com os parâmetros do fabricante e apto para uso, a qualificação deve seguir as seguintes etapas: Qualificação de Instalação (IQ), Qualificação de Operação (OQ) e Qualificação de Desempenho (PQ).
Qualificação de Instalação (IQ) de Espectrofotômetros UV-Vis
Na qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis a qualificação da instalação consiste em verificar se as condições ambientais e configuração do Espectrofotômetros UV-Vis atendem aos recomendados pelo fabricante. Dentre os pontos verificados na qualificação de tituladores temos:
- Verificação da rede de alimentação elétrica através de medição com ferramentas devidamente certificadas;
- Verificação das condições ambientais tais como temperatura ambiente e umidade relativa do ar;
- Verificação das dimensões da bancada ou local de instalação Espectrofotômetros UV-Vis, sempre de acordo com o recomendado pelo fabricante;
Qualificação de Operação (OQ) de Espectrofotômetros UV-Vis
Na qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis a qualificação de operação consiste em verificar as condições gerais do espectrofotômetro através da execução do procedimento de calibração do equipamento com padrões devidamente certificados. A calibração de espectrofotômetros consiste nas seguintes etapas:
Calibração de comprimento de onda de Espectrofotômetros UV-Vis é feita utilizando-se um padrão sólido de óxido de hólmio certificado, de alta qualidade e rastreabilidade NIST, através de uma varredura espectral em toda a faixa de comprimento de onda do espectrofotômetro.
Calibração fotométrica de espectrofotômetros UV-Vis é feita utilizando-se padrões de densidade óptica certificados, de alta qualidade e rastreabilidade NIST, através de medições em comprimentos de onda específicos ao longo da escala espectral do espectrofotômetro.
Verificação da luz de espúria (stray light), que é caracterizada pela quantidade de comprimentos de onda não desejáveis contidos no feixe de luz (sample beam). Esta característica é fundamental para a precisão na detecção da variação de absorbância do feixe de luz e definitiva quanto a qualidade do espectrofotômetro UV-Vis.
Para um espectrofotômetro UV-Vis mono feixe, normalmente um valor aceitável de luz de espúria é de 0.01%T. O teste de luz de espúria envolve soluções de Iodeto de Sódio (NaI) e Nitrito de Sódio (NaNO2) medidas em comprimentos próximos à região Ultravioleta do espectro de luz. Estas soluções bloqueis estes comprimentos de onda e a observação de luz sendo transmitida (%T) através deles, indica o valor de luz de espúria daquele espectrofotômetro UV-Vis.
Através destas leituras feitas na qualificação do Karl Fischer é possível verificar e atestar quais os erros e desvios do equipamento que, comparando com especificações do fabricante, permitem os ajustes para uma melhor precisão e exatidão em suas leituras.
Qualificação de Desempenho (PQ) de Espectrofotômetros UV-Vis
Na qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis, a qualificação de desempenho consiste em verificar se o espectrofotômetro e seus acessórios estão de acordo com as especificações necessárias para a execução das análises rotineiras, bem como a definição de um procedimento periódico para verificação do desempenho do sistema ao longo do tempo entre os eventos de qualificação. O principal teste executado na qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis é o teste de desempenho utilizando padrão químico certificado, observando os seguintes pontos:
- Determinação de reprodutibilidade e exatidão através de medições sucessivas do padrão escolhido;
- Verificação do sistema óptico fotométrico e de comprimento de onda;
Importância da Qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis
Após o procedimento de qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis, o equipamento terá sido testado em funcionamento pleno de análises fotométricas de comprimentos de onda simples, fotometria de múltiplos comprimentos de onda, fotometria quantitativas com curvas de calibração, cinéticas, análises de DNA/RNA, varredura espectral e caracterização através de picos característicos, verificando se o sistema está de acordo com procedimentos e parâmetros recomendados pelo fabricante. Assim poderemos atestar e comprovar através do registro no protocolo de qualificação (logbook), que o equipamento está apto para o uso e pronto para voltar à rotina de trabalho.
A Labnova é especializada na qualificação de Espectrofotômetros UV-Vis, atendendo Indústrias, Institutos de Pesquisa e Universidades em todo o Brasil..
Normas ASTM e artigos NIST relacionadas
ASTM E387-04 (2014), Método de Teste Padrão para estimar Rácio Stray Radiant Power of dispersivos Spectrophotometers pelo método do filtro opaco, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2014, www.astm.org
ASTM E925-09 (2014), Prática Padrão para Monitorar a Calibração de Espectrofotômetros Ultravioleta Visível cuja Largura de Banda Espectral Não Excede 2 nm, ASTM International, West Conshohocken, PA, 2014, www.astm.org
Serviços relacionados
Manutenção de Espectrofotômetro UV-Vis
Calibração de Espectrofotômetro UV-Vis
Calibração de Fotômetro de Chama
Solicitação de orçamento:
Telefone: (11) 2534-2400
Comercial: [email protected]